ZOHAR ACHARÊ MOT - ZOHAR HASULAM
NADAV, AVIHU E PINCHAS
Rabi Yitzchak disse: Está escrito, “Acharê Mot” (lit. ‘após a morte’), e está escrito “vaiamutu” (lit. ‘e morreram’). [No mesmo verso] está diretamente dito “após a morte dos dois filhos de Aharon”. Eu não já sabia que eles tinham morrido? [E ele responde]: Mas isto é como nós aprendemos, foram duas mortes. Uma perante Hashem, e outra porque não deixaram filhos. Pois quem não tem filhos como sucessores é considerado morto. Por causa disso está escrito, “acharei mot”, “vaiamutu”. [Ou seja, “acharê mot” é para ser entendido literalmente, e “vaiamutu” refere-se ao fato que eles não tiveram filhos.]
Rabi Aba disse que está escrito: "E Nadav e Avihu morreram perante Hashem, quando ofereceram um fogo estranho diante de Hashem no deserto do Sinai, e não tiveram filhos; e Elazar e Itamar ministraram no ofício do sacerdote" (Bamidbar 3:4). [Ele pergunta]: Que relação se tem com o outro ao dizer: "E eles não tiveram filhos: e Elazar e Itamar ministraram no ofício do sacerdote"? [Os últimos herdaram o sacerdócio de Nadav e Avihu, porque eles não tinham filhos? Ele responde]: Isto é o que eu disse [que] eles morreram porque não tiveram filhos [e eram considerados como mortos]. Isso é definitivo, mas não como as outras pessoas, embora não tenham se casado, pois morreram apenas uma morte física e não uma morte espiritual.
De onde sabemos [que eles não morreram de uma morte espiritual]? Porque está escrito: "E Elazar, filho de Aharon, tomou por mulher uma das filhas de Putiel, e ela lhe deu Pinchas; estes são os cabeças dos pais dos levitas, segundo as suas famílias" (Shemot 6:25). [Ele pergunta: Ele diz] "estes", mas somente Pinchas é mencionado, e diz, "chefes dos pais dos levitas" [apenas de Pinchas. Isto é assim, porque Nadav e Avihu reencarnaram em Pinchá; portanto, o verso diz dele, "estes são os cabeças", uma expressão no plural]. De acordo com isso, suas mortes eram físicas e não espirituais, [pois eles foram reencarnados em Pinchas]. Rabi Elazar disse: [Isto é assim] e isto é entendido [quando está escrito sobre ele], "Estes", [uma expressão no plural]. É igualmente inerente [quando está escrito sobre ele, "Cabeças", [uma expressão no plural].
Devido a isso, está escrito: "Pinchas, filho de Elazar, filho de Aharon, o sacerdote" (Bamidbar 25:7) e também está escrito: "E Pinchas, filho de Elazar, filho de Aharon" (Shoftim 20:28) era um sacerdote naqueles dias. Deveria simplesmente ler: 'Pinchas, o filho de Elazar, o sacerdote'; [por que mencionar "filho de Aharon, o sacerdote"?] Ele quis nos dizer que sempre que Pinchas é mencionado, [está escrito], "filho de Aharon, o sacerdote". [Mas em relação a Elazar], está escrito apenas: "Elazar o sacerdote" [e nenhuma menção de "filho de Aharon"], como achamos escrito: "Perante Elazar o sacerdote" (Bamidbar 27:21) ou "E o sacerdote Elazar disse" (Bamidbar 31:21). [Isto é devido ao fato de que Nadav e Avihu, filhos de Aharon, foram reencarnados em Pinchas; portanto, o verso menciona "filho de Aharon"] em relação a ele. Consequentemente, suas mortes foram físicas mas espiritualmente eles não morreram, [já que foram reencarnados em Pinchas].
ZOHAR ACHARÊ MOT - ZOHAR HASULAM
SHIMON E LEVI
Está escrito: "E Aharon lançará sortes sobre os dois bodes..." (Vayikrá 16:8). Rabi Aba veio e perguntou: Para que eram essas sortes? Por que foi necessário que Aharon fizesse o sorteio? Para que serve esta porção da Torá? Eu aprendi diante do meu mestre a ordem do serviço [do Yom Kipur], e também este assunto eu gostaria de saber.
Rabi Shimon abriu a discussão dizendo: "E tomou deles Shimon e o atou perante os seus olhos" (Bereshit 42:24). Ele questiona: Por que razão Yosef achou por bem tomar Shimon com ele do que com qualquer outro dos [outros] irmãos? [Ele responde]: Yosef disse que Shimon sempre foi a abertura para o Julgamento. Quando deixei meu pai para ir a meus irmãos, Shimon começou o Julgamento, como diz o versículo: "E disseram um ao outro: Eis que esse sonhador vem. Agora, pois, vinde ..." (Bereshit 37:19). Mais tarde, em Shechem, "os dois filhos de Yaakov, Shimon e Levi ..." (Bereshit 34:25). Todas essas ações pertencem ao Julgamento. Portanto, é melhor tomar este e não permitir que ele desperte brigas entre todas as tribos.
Nós aprendemos, o que Shimon viu em se ligar a Levi mais do que aos outros? Reuven também era seu irmão e próximo a ele, [assim como Levi, então por que ele não se apegou a Reuven? Ele responde]: Shimon viu e percebeu que Levi era do aspecto do Julgamento e Shimon foi pego com um Julgamento ainda mais severo, então ele disse: Vamos nos juntar um com o outro e poderíamos destruir o mundo. O que o Santo, Bendito seja Ele, faz? Ele tomou Levi à parte para o seu lugar e disse: 'A partir deste ponto, deixe Shimon ficar amarrado com cordas, sozinho'.
ZOHAR ACHAREI MOT - ZOHAR HASULAM
AS ALMAS DOS MALFEITORES E A NECROMANCIA
Rabi Chiya disse que a última dessas Sefirot profana inferiores é o que é mencionado no versículo: "Ou aquele que consulta os mortos" (Devarim 18:11). Esta é a décima de todos [as Sefirot, chamada de Malchut da Sitra Achrá (do outro lado). Existem dez tipos de feitiçarias no verso que corresponde às dez Sefirot do Outro Lado]. De acordo com o que aprendemos, Rabi Yitzchak disse: As almas dos malfeitores [que morreram] são os 'Mazikim' (demônios) do mundo, [e sobre eles o verso descreve, "quem consulta os mortos".
Rabi Yosi disse: Se é assim, é agradável aos ímpios se tornarem forças que causam dano no mundo. Onde está a punição do Guehinom e onde está o mal que os aguarda naquele mundo? Rabi Chiya respondeu: Aprendemos e estabelecemos que muitos promotores estão prontos para receber as almas dos iníquos no momento em que eles partem do mundo e os entregam ao Guehinom. Eles recebem três punições diárias no Guehinom. Mais tarde, [os demônios] se juntam a eles e as almas vão, pairam sobre o mundo e enganam as pessoas perversas contra as quais o arrependimento foi fechado. Então, após isso, eles são devolvidos ao Guehinom para serem punidos lá - e isto continua diariamente.
Depois [que os demônios] saem com eles pelo mundo, eles os devolvem aos seus túmulos e eles vêem os vermes do corpo pegando a carne [deles]. As almas choram por eles, [pelos corpos]. Esses feiticeiros vão aos cemitérios e realizam sua feitiçaria, fazem uma imagem de uma forma humana e matam diante dela uma cabra. Mais tarde, eles trazem aquela cabra para aquela sepultura e essa imagem se despedaça em quatro direções e a ergue para os quatro cantos da sepultura. Então eles realizam sua feitiçaria. Todos esses grupos se reúnem com tipos maus e trazem essa alma, que entra na sepultura, e fala com eles.
ZOHAR KEDOSHIM - ZOHAR HASULAM
O ESFORÇO NO ESTUDO DA TORÁ
"E Hashem falou a Moshê dizendo: 'Fala a toda a congregação dos filhos de Yisrael, e diz-lhes: Sedes santos, porque Eu Hashem teu Elokim, sou Santo" (Vayikrá 19: 1-2). Rabi Elazar iniciou a discussão: "Não seja como o cavalo ou a mula que não têm entendimento ..." (Tehilim 32:9). Quantas vezes a Torá atestou as pessoas, quantas vezes ela levantou a voz em todas as direções para despertá-las, mas todas estavam dormindo, inconscientes de seus pecados. Elas não olham ou prestam atenção ao momento em que se levantarão para enfrentar o dia do julgamento celestial. Neste momento, o Rei Celestial vai exigir deles a vergonha da Torá que clamou contra eles, e ainda assim eles nem sequer viraram o rosto para ela. Todos são encontrados totalmente defeituosos, uma vez que não conhecem a Fé do Rei Celestial. Ai deles e ai das suas almas.
Pois a Torá atesta a ele e diz: "Quem é simples, volte-se para cá: quanto ao que não tem entendimento, ela lhe diz ..." (Mishlei 9:4). Quem se entende por "aquele que não tem entendimento"? [Significa] alguém que não tem fé e é defeituoso em todos os aspectos. [Ele pergunta]: Por que está escrito, "ela lhe diz" quando deveria ler, "eu lhe digo", como o versículo diz, "eu direi a El minha rocha ..." (Tehilim 42:10) . Então, por que diz aqui "ela lhe diz"? [Ele responde]: Porque deseja incluir e adicionar a Torá celestial, que também o chama de "aquele que não tem entendimento", [significando] defeito em Fé.
Aprendemos isto: é proibido aproximar-se de todos que não labutam na Torá, e é proibido ser parceiro ou fazer negócios com ele, e certamente não se deve viajar com ele no caminho, já que ele não tem fé. Aprendemos que aquele que caminha pela estrada sem mencionar palavras da Torá coloca em risco sua vida. Isto é tanto mais o caso para aquele que faz amizade na estrada com alguém que carece de fé, [porque] ele próprio não homenageia adequadamente seu Mestre, nem mesmo o seu próprio, como ele mostra uma falta de preocupação por sua própria vida.
Rabi Yehudá disse: Como será que aquele que não se preocupa com a própria vida, [por assim dizer, associando-se a uma única falta de fé], atrairá a alma de seu filho? Rabi Elazar disse: Eu me pergunto sobre esta geração, e este assunto foi discutido. Sobre isso está escrito: "Não seja como o cavalo ou a mula que não têm entendimento" (Tehilim 32:9). Felizes são os justos que se esforçam na Torá e conhecem os caminhos do Santo, Bendito seja Ele, e santificam-se com a santidade do Rei. Eles estão em um estado total de santidade. Por esta razão, eles atraem um espírito de santidade de cima. Seus filhos são verdadeiramente justos e são chamados de "filhos do Rei", "filhos sagrados".
ZOHAR KEDOSHIM - ZOHAR HASULAM
DEUSES FUNDIDOS
Aprendemos que a beleza de Adam veio do brilho da união superior do brilho que brilha, [sendo o segredo do brilho de Aba, já que ele tinha uma Neshamá da Neshamá de Aba de Atzilut]. A beleza de Chavá era tal que nenhuma criatura podia olhá-la, [já que ela tinha uma Neshamá da Neshamá de Ima de Atzilut]. Mesmo Adam não olhou para ela até a hora em que pecaram e sua beleza foi removida. Só então Adam pode olhar para ela e reconhecê-la com o propósito de acasalar-se. Esta é a essência do verso: "E Adam conheceu sua esposa novamente" (Bereshit 4:25). Ele a conhecia em tudo; ele a conhecia através do acasalamento, isto é, "conhecia", em que ele a reconheceu e a viu.
Aprendemos que é proibido para um homem olhar para a beleza de uma mulher afim de impedi-lo de adquirir maus pensamentos e desperdiçar em outra coisa, [significando que uma gota de sêmen será desperdiçada em vão]. Assim Rabi Shimon se comportou quando ele veio para a cidade. Os amigos o seguiram e, quando via mulheres atraentes, baixava os olhos e dizia aos amigos que não olhassem.
Quem olhar para a beleza das mulheres durante o dia terá esses pensamentos vindo a ele à noite. Quando aqueles maus pensamentos vêm sobre ele à noite, ele transgride, porque [está escrito] "nem façam para vocês deuses fundidos". [Pois as Kelipot que se alimentam disto são chamadas "deuses fundidos"]. Além disso, se ele está acasalando com sua esposa quando ele tem esses maus pensamentos, os filhos nascidos são chamados de 'deuses fundidos' (Vayikrá 19:4). Portanto, está escrito: "Não se voltem a ídolos, nem façam para vocês deuses fundidos". Rabi Aba disse: É proibido para uma pessoa olhar para os ídolos e para as mulheres das nações, para obter qualquer benefício deles, ou procurar uma cura deles, assim como é proibido olhar para um lugar proibido.
ZOHAR KEDOSHIM - ZOHAR HASULAM
SHAATNEZ - LÃ E LINHO
Venha e veja: quando alguém faz um ato abaixo de uma forma apropriada, como precisa ser, um Espírito superior é atraído e repousa sobre ele. No entanto, quando ele faz um ato aqui de maneira tortuosa que não é apropriado, então outro espírito do qual ele não precisa, que faz a pessoa se voltar para o lado do mal, é atraído para ele e repousa sobre ele. O que atrai esse espírito sobre ele? A resposta é esse ato que refletiu o outro lado.
[Ele pergunta]: Está escrito: "Ela procura lã e linho" (Mishlei 31:13). O que se entende por "Ela procura"? [E responde: A Shechiná, que é chamada "Eshet Chayil" - a 'Mulher Virtuosa'], procura e pergunta sobre a lã e o linho sobre quem os mistura, [com o objetivo de puni-lo]. Pode-se, então, questionar por que [a mistura de lã e linho] é permissível no Tzitzit (lit. 'franjas')? [E responde]: Nós estabelecemos que a roupa está correta, [ou seja, de acordo com o mandamento] perfeitamente feito, [o que significa que, uma vez que o preceito é assim, não é considerado um ato inadequado].
Mais [explicação]: "Ela procura lã e linho" para se vingar de alguém que os misture. Mas quando [a Santidade] paira sobre eles [ou seja] no momento em que [o ato] é feito com a sua perfeição, então está escrito, "e trabalha voluntariamente com as mãos" (Ibid.). E com Tzitzit, nós estabelecemos lá [o Shaatnez - uma mistura de lã e linho] é feito com perfeição e assim não faz nada [que atrairá sobre o Outro Lado. Portanto, isso é permitido. Sobre isto está escrito, "e trabalha voluntariamente com as mãos"]. Mas quando [o ato] não é considerado perfeito, então quem vem a unir [a lã e o linho] juntos atrai sobre si mesmo um espírito que ele não deveria ter, [chamado "Sitra Achrá" - o Outro Lado].
Quem prova este assunto? Káin (Caim) e Hével (Abel) provam isto, quando um veio de uma direção e o segundo veio de outra direção. [Hével veio do lado da Santidade; Káin veio do lado da Sitra Achrá]. Por esse motivo, você não deve misturá-los. [Quando ambos trouxeram sacrifícios, eles não se juntaram], já que os sacrifícios de Káin foram feitos distantes da presença do sacrifício de Hével.
Portanto, "nem uma roupa misturada de linho e lã virá sobre você". As palavras "sobre você" não são especificadas. [Está dizendo também que você] não permita que outro espírito governe sobre você. Uma pessoa precisa mostrar ações adequadas e apropriadas. Ao fazer este ato, pairará sobre ele um Espírito Sagrado, um Espírito superior que o santificará. Aquele que busca a pureza será santificado, como está escrito: "Santificai-vos, portanto, e sede santos, porque Eu sou Hashem" (Vayikrá 20:7).
Tradução: Equipe 'A Luz da Cabala'
Fonte: Zohar Hasulam
Nenhum comentário:
Postar um comentário