.



   A ilustração das Sefirot nos mostra as “frutas” Sefiróticas nascendo à partir de um tronco central, logo não seria arbitrário chamar este diagrama de “Árvore”. Não se trata de qualquer “Árvore” obviamente, mas da Árvore da Vida (Etz Chaim). 


   A Sefirah mais alta é Keter (Coroa), porém acima e além dela está o Ain Sof, o infinito que não possui número. É o imanifesto e inexpremível D’us em sua grandeza e plenitude. Porém qualquer tentativa de definição a Seu respeito não é plenamente verdadeira, pois tentar definí-Lo, de certa forma, é o mesmo que tentar impor limites ao ilimitável.

   Enquanto falamos delas em termo de numerosas graduações, devemos ter o maior cuidado para evitar qualquer percepção errônea e fatal de dualismo ou de pluralidade na Divindade. Não há sugestão alguma de que as Sefirot devem ser encaradas como entidades distintas e separadas do Ein Sof. Ao contrario existe uma unidade absoluta entre elas e o Ein Sof. Essa ideia está reafirmada no Zohar com uma ênfase ainda maior: "O Santo, Bendito é Ele, emite dez coroas, santas coroas supremas. Com elas Ele Se coroa e nelas Ele Se internaliza. Ele e elas são Ele, assim como a chama está unida ao carvão, e não há divisão ali." O estudo das Sefirot é um ensinamento milenar da Cabalá. Tudo o que existe é manifestação da Luz e através do caminho pelo qual ela se propaga. Desde o seu ponto inicial até a sua chegada ao mundo inferior (nosso mundo) existem dez cortinas. Estas “cortinas” estão representadas nos dez círculos que você pode observar na gravura da Árvore da Vida (Sefirot). Estas cortinas de certa forma encobrem a nossa visão no que diz respeito ao mundo dos 100%. O mundo físico no qual vivemos, denominado “mundo inferior” encontra-se após a décima cortina e é justamente, onde se tem a menor visão da totalidade dos 100% da espiritualidade.

   As Sefirot são uma espécie de DNA do Universo, análoga ao corpo humano trata-se de um diagrama extremamente conhecido nos estudos da Cabalá.
  As Sefirot funcionam também como canais por meio dos quais a Luz Divina chega ao nosso mundo e é distribuída trazendo vida e harmonia a tudo que existe. As três primeiras Sefirot, chamadas Kéter, Chochmah e Biná formam um triângulo conhecido nos círculos cabalísticos de três formas a saber: “Triângulo Secreto”, “Tríade Superior” e “Triângulo Oculto”. Essas tríades ou triângulos também podem ser chamadas simplesmente de “As três primeiras”. São estas três Sefirot que recebem luz da parte Superior do Universo. Análogas ao corpo humano representam os hemisférios direito e esquerdo do cérebro.
  Os cabalistas descrevem as Sefirot como correspondentes a vários membros e funções do organismo humano. O corpo humano e todos os seus sentidos e sistemas biológicos são diferenciados, porém interdependentes. Da mesma forma cada sefirá expressa um atributo e ao mesmo tempo um poder específico por meio do qual D’us governa, administra e sustenta todas as coisas visíveis e invisíveis.
  As sete sefirot emocionais, que também são chamadas de Midot (Atributos) são: Chéssed – análoga ao braço direito, Guevurá – braço esquerdo, Tiféret – o tórax, Netzach – perna direita, Hod – perna esquerda, Yessod – o órgão sexual (representa a Brit Milá = o pacto sagrado) e Malchut – a boca.
  Enfim, as sete sefirot emocionais além de serem análogas ao corpo humano também estão correlacionadas de certa forma aos “sete dias da Criação” e consequentemente isto faz com que cada dia da semana esteja conectado e regido por elas. No todo, existem dez degraus, as chamadas “dez Sefirot”: Kéter, Chochmah, Biná, Chessed, Guevurah, Tiféret, Netzach, Hod, Yessod e Malchut:


1 – Kéter: A Sefirá um, significa “Coroa”, “Origem”. Sua cor é branca. Também representa espiritualidade plena e aponta para uma jornada bem sucedida. Segundo Rabi Moshê Cordovero de abençoada memória, o principal atributo a ser desenvolvido em Kéter é a humildade.


2 – Chochmah: A Sefirá dois significa Sabedoria. Sua cor é cinza. Está associada ao lado esquerdo do cérebro e aponta para a nossa capacidade de aprender e de nos conectarmos aos mistérios ocultos através do entendimento buscando sempre a revelação Divina. A energia de Chochmah nos ajuda a fazermos ao longo da jornada terrena escolhas corretas. 

3 – Biná: A Sefirá três significa “Inteligência”, “conhecimento”, “compreensão”. Sua cor é preta. Ela é a oposição de Chochmah e está associada ao lado direito do cérebro. Está muito ligada a capacidade intelectual e ocupa boa parte de nossos pensamentos e emoções. Nos trás a reflexão acerca da importância do equilíbrio entre intelectualidade e espiritualidade. 

4 – Chessed: A Sefirá quatro significa “Misericórdia”, “Bondade”, “Gentileza”. Sua cor é azul celeste. É uma Sefirá extremamente poderosa. Representa a oportunidade do crescimento espiritual através das boas ações com atos de misericórdia. Também está ligada a saúde e a prosperidade. Está energeticamente ligada ao amor incondicional. 

5 – Guevurah: A Sefirá cinco significa Julgamento e severidade. Sua cor é o vermelho. Representa os obstáculos que iremos ultrapassar na vida e culmina nas lições que temos que aprender durante o refinamento. A Sefirá Guevurá ajuda a adoçar maus decretos e nos ajuda a sobrepujar o desejo egoísta de receber somente para si. 

6 – Tiféret: A Sefirá seis significa Verdade, Beleza. Sua cor é o amarelo. É a Sefirá que fica no centro do diagrama e num sentido mais profundo representa o centro do nosso ser, um território sombrio e inexplorado que nos reserva muitas surpresas. Tiféret também representa o nosso Eu superior, a nossa verdadeira essência e nos ajuda a traçar metas e consequentemente alcançarmos nossos objetivos. 

7 – Netzach: A Sefirá sete significa Vitória, Ação. Sua cor é o verde. Representa nossos avanços no campo emocional e sentimental. Todos os sentimentos e emoções estão ligados a esta Sefirá. Representa a capacidade da união e da harmonia. 

8 – Hod: A Sefirá oito significa Esplendor, Glória, pensamento. Sua cor é o laranja. Está ligada ao desenvolvimento de talentos, aos negócios, a carreira, a arte e a cultura. Ajuda a desenvolver a comunicação e nos faz refletir acerca da importância da coletividade. 

9 – Yessod: A Sefirá nove significa Fundamento, imagem. Sua cor é o roxo ou o azul escuro. Essa Sefirá está ligada ao inconsciente, aos segredos obscuros, aos temores, a esperança, aos desejos e principalmente a área sexual. Análoga ao corpo humano está representada justamente nas genitálias. Nos círculos cabalísticos é conhecida como “Carruagem de Yossef” – o personagem Bíblico que domou os instintos sexuais por reconhecer o princípio espiritual que havia em sua Brit Milah (Aliança da Circuncisão) não a profanando quando resistiu os encantos da sedutora esposa de Potifar. Esta Sefirá também representa saúde emocional e espiritual. A energia de Yessod nos ajuda a agir corretamente diante de determinadas adversidades. Nesta Sefirá refletimos acerca das consequências de nossas ações, tanto as passadas quanto as do presente. Também é chamada de “A Sefirá do refinamento”.

10 – Malchut: A Sefirá dez significa Reino, manifestação. Sua cor é multicolorida. Ela representa todas as áreas de nossas vidas e nos faz refletir que nossas escolhas nos determinam um bom destino ou algo menos do qu isso, nos trás a consciência de que somos também senhores de nossos próprios milagres, da importância do aqui e do agora, do refinamento, do nosso processo de transformação pessoal. Ela representa o nosso presente e ao mesmo tempo nosso passado, nos conscientiza de que só colhemos o que plantamos e que ninguém é vítima das circunstâncias, pois a nossa realidade é construída por meio de nossas ações, inclusive de ações em vidas passadas. Está muito conectada energeticamente a Yessod. Malchut expressa a fisicalidade, o bem e o mal misturados, o santo e o profano, as duas naturezas dentro de nós. Através da energia de Malchut refletimos a respeito da vida que estamos levando e a vida que queremos levar.


Texto: Pedro Leão Yossef

Nenhum comentário:

Postar um comentário