ZOHAR BEHAR - ZOHAR HASULAM
A TZEDAKÁ LIVRA DA MORTE

Rabi Chiya e Rabi Yosi caminhavam pelo caminho e se depararam com uma montanha. Eles encontraram dois homens caminhando, e ao mesmo tempo um homem vindo, disse-lhes: Por favor, peço-lhes que me deem um pedaço de pão. Pois eu estou perdido no deserto há dois dias e não tenho nada para comer. Um dos homens foi para o lado, tirou a provisão que ele trouxe para o caminho e deu a ele; Ele o alimentou e deu a ele bebida. Seu companheiro disse-lhe: O que você fará quando precisar de comida? Porque quanto a mim, eu comerei o meu próprio alimento, [e não te darei nada]. Ele disse-lhe: Eu não confio [em seu alimento]! O pobre homem sentou-se junto a ele até que ele comeu tudo o que tinha, e ele deu o pão restante para o pobre homem para a estrada. E ele foi embora.

Rabi Chiya disse: O Santo, Bendito seja Ele, não queria que [essa Tzedaká] fosse feita por nós. Rabi Yosi disse: Talvez haja uma sentença iminente sobre aquele homem, e o Santo, Bendito seja Ele, queria colocar isto em seu caminho para salvá-lo. Enquanto caminhavam, o homem ficou exausto devido à fome. Seu companheiro disse-lhe: Eu não lhe disse para não dar o seu pão para outro? Rabi Chiya disse a Rabi Yosi: Temos comida conosco, vamos dar-lhe um pouco para comer. Rabi Yosi disse: Você quer tirar o mérito dele? Vamos ver, pois certamente a morte segue seus passos [ou seja, o perigo da morte o segue] e o Santo, Bendito seja Ele, deseja preparar um mérito para ele a fim de salvá-lo.

Enquanto isso, o homem sentou-se para dormir debaixo de uma árvore. Seu amigo foi para mais longe e sentou em um lugar diferente. Rabi Yosi disse a Rabi Chiya: Vamos nos sentar e observar, pois certamente o Santo, Bendito seja Ele, pretende realizar um milagre para ele. Eles se levantaram e esperaram. Enquanto eles estavam esperando, eles viram uma cascavel de fogo ao lado dele. Rabi Chiya disse: Ai daquele homem, pois ele está prestes a morrer. Rabi Yosi disse: Este homem é digno de um milagre do Santo, Bendito seja Ele. Uma cobra desceu da árvore com a intenção de matá-lo. A cascavel atacou a cobra e a matou. Então a cascavel virou a cabeça e seguiu seu caminho.

Rabi Yosi disse: Eu não lhe falei que o Santo, Bendito seja Ele, desejava realizar um milagre para ele, e você não devia tirar o mérito dele, [que você não deveria lhe dar comida]? Enquanto isso, o homem acordou de seu sono e levantou-se para ir embora. Rabi Chiya e Rabi o Yosi se juntaram a ele e lhe deram comida. Depois que ele comeu, eles lhe falaram do milagre que o Santo, Bendito seja, realizara para ele.




ZOHAR BEHAR - ZOHAR HASULAM
ADAM - A MUDANÇA DE NOME E DE LUGAR

O pecado de Adam estava, portanto, contra: "E Hashem Elokim ordenou ao homem..." (Bereshit 2:16). Nós explicamos que "ordenou" (Heb. 'vaytzav') se refere à idolatria. Uma vez que ele pecou em idolatria, Ele formou-o, [isto é, Ele o fez encarnar] na gota de sêmen de Térach, no qual ele aborreceu (Heb. 'ratach'), [ou seja, irritou], o Santo, Bendito seja Ele, transgredindo assim na idolatria, [já que Térech era um idólatra. Da gota de seu sêmen veio Avraham, que era uma reencarnação do primeiro homem. Avraham] fez penitência e quebrou as imagens de ídolos e todos os alimentos [colocados diante deles]. Ele corrigiu os pecados [de Adam e Térach], e esmagou o pecado e o edifício do mal que ele construiu, [ou seja, o edifício das Kelipot de Adam, que ele fez com que fosse construído por seu pecado]. E ele fez o Santo, Bendito seja Ele e a Shechiná governar o mundo inteiro.

[Ele pergunta]: Como [ele fez o Santo, Bendito seja Ele, e Sua Shechiná governar o mundo? E ele responde]: Santificando o Seu nome em público, e, indo para o fogo para ser queimado, de modo que as palavras seriam cumpridas [em Adam], que dizem: "As esculturas de seus deuses você queimará com fogo" (Devarim 7:25). [Isto significa que, uma vez que Adam adorou ídolos, ele foi considerado como 'as esculturas de seus deuses']. Além disso, ele fez com que seu pai, Térach, se arrependesse e trouxe a ele, sua mãe e todos os governantes daquela época para o Jardim do Éden. Ele foi assim purificado como prata pelo fogo, como a moeda de prata do rei que foi forjada com uma mistura de chumbo. Ele foi, portanto, colocado no fogo, e saiu a 'casca', que é Yishmael. Yishmael, portanto, zombava e adorava ídolos, enquanto Adam permanecia purificado pelo fogo. Esta é a mudança de nome, [pois seu nome foi mudado de Adam para Avraham]. Pois quando Adam foi reencarnado, ele teve que passar por uma mudança de nome, mudança de lugar e mudança de ação, como segue.

Então veio Yitzchak, e ele tornou-se mais forte através dele, [isto é, Adam foi reencarnado nele e superou] a segunda transgressão, da qual se diz, "ao homem" (Heb. 'haadam'), que se refere ao derramamento de sangue. [Esta é uma explicação do verso: "E Hashem Elokim ordenou ao homem, dizendo..." (Bereshit 2:16). "Ordenou" refere-se à idolatria; "ao homem" refere-se ao derramamento de sangue; e "dizendo" refere-se ao incesto. Ele transgrediu a todos.] Isto trouxe o julgamento de Yitzchak pela faca, [ou seja, o sacrifício de Yitzchak, do qual se diz, "e tomou a faca para imolar seu filho" (Bereshit 22:10). Adam] foi limpo por ele, como um alimento é retirada do lixo. E o lixo saiu, que é Essav que derrama sangue, [e o alimento, Yaakov, saiu limpo do lixo. Isto é o que está escrito: Yaakov tinha o nível de Adam porque em Yaakov, ele saiu limpo e purificado de todo o lixo].




ZOHAR BEHAR - ZOHAR HASULAM
ADAM - A MUDANÇA DE AÇÃO

Então veio Yaakov, [o aspecto de bondade e o alimento colhido do primeiro homem], que foi formado [e anexado] a Lavan (Labão) e se tornou seu servo. Por isso, diz: "Eu te servirei sete anos por Rachel" (Bereshit 29:18). Uma vez que ele a trocou com sua irmã, ele o serviu por mais sete anos, a fim de remover as duas gotas que Adam derramou em um lugar estranho [ou seja, os dois espíritos femininos que se uniram com ele após ele separa-se de Chavá]. Isso é o incesto, aludido na palavra "dizer" (Heb. 'lemor') (Bereshit 2:16). Ele as tirou de Lavan, o Arameu, [que é do aspecto] da serpente.

Através destes três, [Avraham, Yitzchak e Yaakov], Adam obteve uma mudança de nome, uma mudança de lugar e uma mudança de ação. Ele obteve uma mudança de nome através de Avraham, uma mudança de lugar através de Yitzchak e uma mudança de ação através de Yaakov. E se foi dito dele, "então Ele a viu, e a deu a conhecer. [Estabeleceu-a e esquadrinhou-a. Ao homem (lit. 'Adam') disse" (Iyov 28:27-28) , que se Ele aceitasse seu arrependimento, quanto mais (aceitaria) o dos outros, [que não são tão grandes].

Portanto, para um bom servo, o lugar o representa, e para um mau servo, também [o lugar o representa], mas, como para outros servos, "eles serão teus servos para sempre" (Vayikrá 25:46). Os mestres da Yeshivá se levantaram e disseram: "Feliz é o povo, que assim (Heb. 'shecachá') O tem" (Tehilim 144:15). O valor numérico de 'shecachá' é como o valor numérico de 'Moshê', [chamado de 'Rayá Mehemná', o Pastor Fiel]. O Pastor Fiel levantou-se e disse: "feliz é aquele povo, cujo Elokim é Hashem" (Ibid.).




ZOHAR BECHUKOTAI -ZOHAR HASULAM
"LEMBRE-SE HASHEM..."

"Se andardes nos Meus estatutos..." (Vayikrá 26:3). Rabi Chiya abriu com o versículo: "Ó meu povo, lembra-te agora o que Balak, rei de Moav consultou, e como Bilam, filho de Beor, respondeu-lhe ..." (Michá 6:5). "Ó meu povo, lembra-te"; feliz é a porção deste povo, que seu Mestre os censura. "Ó meu povo, lembra-se," embora você tenha se desviado do caminho, você é Meu povo, e Eu não desejo retribuir de acordo com suas ações.

Rabi Yitzchak disse: Feliz é a porção do povo cujo Mestre lhes diz: "Ó Meu povo, que Te fiz e em que Te fatiguei? Testifica contra Mim" (Ibid. 3). "O que Balak, rei de Moav consultou", [isto é], quantas coisas ele planejou fazer para destruir você, e quanta magia ele incitou contra você.

Rabi Yosi disse: O Santo, Bendito seja Ele, disse a Yisrael: "Lembra-te agora". Ai de nós que choramos, soluçamos e pranteamos, "Lembre-se, Hashem, o que veio sobre nós" (Eicha 5:1). "Lembre-se, Hashem, contra os filhos de Edom" (Tehilim 137:7). No entanto, Ele não quer prestar atenção em nós, porque quando Ele nos disse: "Ó ... lembra-te", em palavras de súplica, não atendemos a Ele. Nós gritamos, portanto, com palavras como: "Lembre-se, Hashem, o que veio sobre nós", "Lembre-se, Hashem, contra os filhos de Edom", "Lembre-se de sua congregação, que compraste antigamente" (Tehilim 74: 2) . "Lembre-se de mim, Hashem, quando mostrar favor a seu povo" (Tehilim 106:4). No entanto, Ele não deseja prestar atenção a nós.

Rabi Yehudá disse: Certamente o Santo, Bendito seja Ele, constantemente presta atenção em nós e lembra-se de nós, pois se Ele não tivesse prestado atenção a Yisrael e se lembrasse de nós, eles não teriam sobrevivido no exílio em um único dia. Por isso, se diz: "E ainda por tudo isso, quando eles estão na terra de seus inimigos..." (Vayikrá 26:44). Pois o Santo, Bendito seja Ele, não nos recompensa de acordo com nossas ações.


 

ZOHAR BECHUKOTAI - ZOHAR HASULAM
PAZ NA TERRA

Venha e veja: quando Yisrael é encontrado meritório perante o Santo, Bendito seja Ele, está escrito: "E Eu darei paz na terra." Isto é acima, já que o Santo, Bendito seja Ele, vem se juntar à Congregação de Israel, [já que "Paz" significa Yesod, e a "Terra" é Malchut]. Então, "você se deitará e ninguém o amedrontará". Por quê? Porque "Eu removerei as feras do mal da terra". Isto é um tipo maligno de fera que está abaixo. Qual? Igueret, a filha de Machalat, [uma Kelipá Maligna] e todos os seus companheiros. Isto é de noite. De dia, [o verso, "E removerei as fera do mal da terra", alude aos] homens que vem do lado dela [que causam danos no mundo]. Este é o significado de "nem a espada passará pela tua terra" (Vayikrá 26:6).

Rabi Aba disse: Foi explicado que nem mesmo uma espada de paz [passará pela sua terra], como no caso do Faraó Necho, [que queria passar pela Terra de Yisrael, mas o Rei Yoshiyahu (Josias) não permitiu. O significado de] "nem a espada passará pela sua terra", alude aos companheiros dela, [que vem do lado da Kelipá mencionada]. "Tirarei as feras do mal da terra", significa que [a própria Kelipá] não terá domínio sobre a terra, nem passará por ela, nem a espada das outras nações, e nem mesmo uma pessoa armada passará por você.

Isto é o que o Rei Yoshiyahu pediu [quando ele não permitiu que os soldados do Faraó Necho passassem pela terra]. Foi explicado que ele foi pego nos pecados de Yisrael [e, portanto, foi morto], como está escrito: "O sopro de nossas narinas, o ungido de Hashem, foi levado em suas covas" (Eichá 4:20). Devemos examinar isso, pois aprendemos que, se o líder do povo é bom, o mundo inteiro é salvo devido ao seu mérito. Se o líder do povo não é honesto, todo o povo é apanhado pelo seu pecado. No entanto, por que Yoshiyahu, que era um líder digno e de ações honestas, foi pego nos pecados de Yisrael?

[E ele responde]: Isso aconteceu porque ele não acreditou em Yirmiyá (Jeremias), e não admoestou a Yisrael [para se arrepender], pois ele pensava que eles eram todos tão justos quanto ele era. Yirmiyá contou-lhe isso, mas ele não acreditou nele e, portanto, ficou preso em seus pecados. Além disso, a lua, [Malchut], tinha então a luz mais fraca, e estava prestes a ser completamente bloqueada, [já que estava perto da destruição do templo].




ZOHAR BECHUKOTAI - ZOHAR HASULAM
"UM FILHO HONRA SEU PAI..."

Ele abriu a discussão e disse: "Um filho honra seu pai e um servo seu mestre" (Malachi 1:6). "Um filho honra seu pai", como diz, "Honre seu pai e sua mãe" (Shemot 20:12). Foi explicado [que as honras são mostradas] em comida, bebida e em tudo durante sua vida. Se você acha que ele está isento de honrá-lo depois de sua morte, não é assim. Já que ele está morto, cabe ao filho honrá-lo ainda mais, como está escrito: "Honre a seu pai" [depois de sua morte também]. Se o filho segue o caminho tortuoso, ele certamente despreza o pai e o desgraça. Se o filho trilha o caminho da Verdade e altera suas ações, ele honra seu pai. Ele honra-o neste mundo entre os homens e o honra no Mundo Vindouro pelo Santo, Bendito seja Ele. O Santo, Bendito seja Ele, tem compaixão por ele e o coloca em seu trono de glória. Verdadeiramente é "um filho [que] honra seu pai".

Rabi Elazar, por exemplo, que honrou seu pai neste mundo e naquele mundo, agora aumenta o louvor de Rabi Shimon em ambos os mundos, neste mundo e no Mundo Vindouro, mais do que durante sua vida, pois ele mereceu filhos sagrados e santos descendentes. Felizes são os justos que merecem filhos santos e santos descendentes. Deles se diz, "todos os que os vêem devem reconhecê-los, que eles são a semente que Hashem abençoou" (Yeshayá 61:9).

Tradução: Equipe 'A Luz da Cabala'
Fonte: Zohar Hasulam

Nenhum comentário:

Postar um comentário