ZOHAR BAMIDBAR - ZOHAR HASULAM
O RECONHECIMENTO DAS BÊNÇÃOS
Rabi Yitzchak começou a discussão com: "Hashem se lembra de nós; e nos concede Sua bênção; Ele abençoará a casa ..." (Tehilim 115:12). "Hashem se lembra de nós; e nos concede Sua bênção", refere-se aos homens que foram incluídos na contagem do deserto, a quem o Santo, Bendito seja Ele, abençoa e a quem Ele acrescenta mais a cada vez.
Venha e veja: aquele que fala em louvor do seu amigo, dos seus filhos, do seu dinheiro ou riqueza, também deve abençoá-lo e reconhecer essas bênçãos. De onde aprendemos isso? De Moshê, já que está escrito, "e eis que sois, hoje, uma multidão como as estrelas do céu". E depois, o que ele diz? "Hashem, o D'us de seus pais, acrescente sobre vós mil vezes mais do que sois..." (Devarim 1:10-11). Existem duas bênçãos aqui. Uma é "Hashem, o D'us de seus pais...", essa é uma, e a seguinte é "e vos abençoe, como Ele prometeu" (Ibid.); Ele prometeu reconhecê-los e acrescentar bênçãos, bênçãos sobre essas bençãos!
E se ele conta os louvores de seu amigo, mas não reconhece essas bênçãos, ele será punido por causa disso, primeiro de cima, [isto é, ele será prejudicado por causa disso]. E se ele o abençoar, ele será abençoado [por si mesmo] de cima. E ele deveria abençoá-lo com um olho bom e não com um olho mau. E em todas as coisas, o Santo, Bendito seja Ele, deseja ter as bênçãos dadas com um bom coração quando [ele abençoa]. E quando alguém abençoa seu amigo, o Santo, Bendito seja Ele, deseja que o abençoe com um olho bom e um bom coração, quando alguém dá graça ao Santo, Bendito seja Ele, certamente deve estar com um olho bom e com um bom e amoroso coração. Portanto, [está escrito]: "E amarás a Hashem teu D'us com todo o teu coração" (Devarim 6:5).
ZOHAR BAMIDBAR - ZOHAR HASULAM
A BÊNÇÃO NA CONTAGEM
Venha e veja: foi estabelecido que a bênção de cima não repousa sobre algo que foi contado. Você pode questionar: como eles puderam ter contado Yisrael? É porque eles tomaram o resgate deles e isto foi estabelecido, e a contagem não aconteceu até que todo o resgate fosse reunido e contado. Inicialmente eles abençoaram Yisrael e então eles contaram o resgate, e eles repetiram e abençoaram Yisrael novamente. Então o resultado é que descobrimos que Yisrael foi abençoado no começo e no fim, e não houve morte entre eles.
[Ele pergunta]: Por que a morte resulta da contagem? [E ele responde]: É porque a bênção não reside quando você conta, e quando a bênção se afasta, o Outro Lado repousa sobre [o que é contado] e ele pode ser danificado. Portanto, eles usaram como substituto um resgate monetário pela contagem e, assim, remover a ameaça [de morte].
"Ele abençoará a casa de Yisrael..." (Tehilim 115:12). Estas são as mulheres, [que são chamadas "casa"], que não foram incluídas na contagem, [porque as mulheres não foram contadas no deserto]. "Ele abençoará a casa de Aharon" (Ibid.), porque eles são os cohanim (sacerdotes) e abençoam o povo com um olho bom, um bom coração e um amor sincero. "A casa de Aharon..." [por que ele menciona a casa? Ela alude] também às mulheres que são abençoadas pela bênção [de Aharon].
"Ele abençoará aqueles que temem Hashem" (Ibid. 13). Estes são os leviim (levitas), todos os quais são abençoados porque temem Hashem. Está escrito "pequenos e grandes" (Ibid.), Porque, embora [os jovens] não foram incluídos na contagem, [uma vez que eles estavam contando a população apenas de acima de vinte anos, eles ainda devem ser unidos com os mais velhos].

ZOHAR BAMIDBAR - ZOHAR HASULAM
A ÁRVORE DA MORTE E A ÁRVORE DA VIDA
Rabi Elazar disse: Está escrito: "Na Tua mão entrego o meu espírito; Tu me remiste, Hashem, D'us da verdade" (Tehilim 31:5). Este verso deve ser examinado. Você já viu alguém que depositaria algo nas mãos do Rei, [que é o Santo, Bendito seja ele? E ele responde]: Portanto, certamente, feliz é o homem que segue os caminhos do Santo Rei e não peca diante dEle. Venha e veja: assim que a noite cai, a Árvore da Morte rege no mundo e a Árvore da Vida desaparece acima. Então a Árvore da Morte é a única governante do universo, e todos os habitantes do mundo sentem o gosto da morte [já que o sono é uma parcela de um sessenta avos de morte]. Qual é a razão disso? É porque essa árvore causa isso; [Malchut que reina sozinha, sem Zeir Anpin, dá origem a isso, já que, Malchut é chamada "Noite"].
E uma pessoa deve tomar precauções e confiar sua alma em Sua mão como um depósito. Isto é como um homem fornece outro homem com um depósito, [isto é, um compromisso]. Mesmo que ele deva mais do que o valor da segurança, não é digno para ele se envolver [em um conflito] com ele, já que ele deu um depósito. No entanto, se ele se recusar [a dar-lhe um depósito], certamente devemos examiná-lo, porque ele não é da semente santa ou dos fiéis.
Da mesma forma é esta árvore, [que é Malchut], à qual as pessoas dão sua alma como um depósito. Ela recebe todas as almas dos habitantes do mundo. E todos experimentam a morte porque esta é a Árvore da Morte. [Durante o tempo em que Malchut está separada de Zeir Anpin, que é a Árvore da Vida, ela é uma Árvore da Morte]. Apesar do fato de que essas almas são todas culpadas perante ela e não é apropriado devolver o depósito ao homem, no entanto, uma vez que foram apresentadas a ela como um depósito de garantia, ela retorna todos esses depósitos para seus proprietários.
Venha e veja: esta Árvore da Morte não é obrigada a devolver ao homem o depósito [na manhã], somente quando a Árvore da Vida desperta no mundo. E quando aquela Árvore da Vida desperta? Quando a manhã chega. Então, [uma vez que essa Árvore da Vida] desperta no universo e todas as pessoas saem vivas, aquela Árvore da Morte sai e devolve todos os depósitos fornecidos a ela e vai embora. Qual é a razão pela qual eles vivem? É por causa dessa Árvore da Vida, [isto é, Zeir Anpin que reina durante o dia].
ZOHAR BAMIDBAR - ZOHAR HASULAM
ELEVANDO A ALMA - PARTE 1
Rabi Shimon começou a discussão com: "De David. 'A Ti, Hashem, elevo a minha alma. Ó meu Elokim, confio em Ti...'" (Tehilim 25:1-2). [E ele pergunta]: Por que David achou por bem preparar esse louvor assim, já que todos os louvores que estão em ordem alfabética estão completos, enquanto este está faltando o 'Vav'? E por que este é organizado para a prostração sobre a face?
[Ele responde]: É porque é um mistério supremo escondido entre os amigos. Durante o momento em que a noite cai, a árvore inferior da qual a morte depende, [que é Malchut do aspecto do Julgamento] espalha seus galhos e cobre tudo. Portanto, torna-se escuro e todos os habitantes do mundo experimentam a morte. E o homem apressa-se em dar o depósito de sua alma e deposita como um penhor em sua mão [pelo tempo da noite, para que ela possa retornar ao romper o dia]. E já que [ela, Malchut] tomou a alma como um depósito, o depósito retorna ao seu dono quando a manhã chega. Quando a manhã chega e a promessa é devolvida a ele, ele é obrigado a abençoar o Santo, Bendito seja Ele, que é o mais alto administrador.
Depois de acordar [de seu sono], ele entra na sinagoga, adorna-se com seu Tefilin, cobre-se com Tzitzit, entra e se purifica, primeiro com as oferendas (Seder Korbanot). Depois disso, ele aceita sobre si o jugo de Malchut na ordem dos louvores de David (Pessukei Dezimra), que são a ordem do jugo do Reino. E nessa ordem de louvores ele se impregna-se nesse jugo. Segue-se a ordem da oração enquanto sentado, [que é paralela a Malchut], e a ordem da oração em pé, [que é paralela à Zeir Anpin], para conectá-los, [Zeir Anpin e Malchut], juntos.
ZOHAR BAMIDBAR - ZOHAR HASULAM
ELEVANDO A ALMA - PARTE 2 (A AÇÃO E A FALA)
Venha e veja o mistério disso. Embora a reza dependa da fala e da expressão da boca, tudo depende primeiramente e principalmente da ação e depois da fala e da expressão com a boca. E qual é o feito? É apenas a ação que uma pessoa realiza primeiro que se parece com a reza. E uma pessoa não deve dizer uma reza até que ele primeiro exiba um ato que se pareça com a reza.
A primeira atividade é quando um homem se levanta [de seu sono]. Ele deve se limpar primeiro, [ou seja, se aliviar]. Depois disso, ele deve aceitar o jugo sobre si mesmo, para cobrir sua cabeça com as passagens dos mandamentos. Depois, ele deve amarrar o nó da unificação, estes são os Tefilin, um na cabeça e um [Tefilin] na mão, e fixá-los em um nó na mão esquerda e no coração, como explicamos a respeito, "A sua mão esquerda está debaixo da minha cabeça" (Shir Hashirim 2:6), e: "Põe-Me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço" (Shir Hashirim 8:6), [uma referência ao Tefilin da mão, que é o segredo de Malchut, que é colocado no braço contra o coração]. E nós já explicamos que esta é a ação [que alguém deve realizar no início].
Depois disso, quando um homem entra na sinagoga, ele deve primeiro se purificar com as oferendas, por meio da fala [isto é, mediante a recitação das passagens das oferendas, o 'Seder Korbanot']. Então, deve aceitar o jugo do Reino (Malchut) para que se propague sobre sua cabeça com os louvores do Rei David, com a mesma ação de quem propaga sobre sua cabeça as passagens dos mandamentos, [que correspondem à ação de usar o Tzitzit]. Em seguida, a reza sentada, que corresponde à [amarração] do Tefilin da mão, [denotando Malchut]. Então é a reza em pé, [que é o segredo de Zeir Anpin], que é paralela à [colocação do] Tefilin da cabeça. E um corresponde ao outro; a ação [deve acomodar-se] à fala, já que certamente a reza depende da fala e da ação.
Se seu ato é falho, [a fala] não encontra um lugar sobre o qual residir, e isto não é considerado uma reza. E essa pessoa torna-se imperfeita acima e abaixo, uma vez que é necessário demonstrar uma ação e dizer a fala apropriada sobre ela, e então é considerada uma reza perfeita. Ai da pessoa que falha em sua reza, no serviço de Seu Mestre! Sobre ela está escrito: "Quando você vier para aparecer diante de Mim, mesmo quando você fizer muitas orações, Eu não vou ouvir" (Yeshayá 1:12-15), porque isso depende de ambos, ato e fala.
ZOHAR BAMIDBAR - ZOHAR HASULAM
A PORÇÃO DOS JUSTOS
Louvável é a porção dos justos neste mundo e no Mundo Vindouro. Sobre eles está escrito: "E eles devem vir, e ver a Minha glória..." (Yeshayá 66:18), e: "certamente os justos darão graças ao Teu Nome..." (Tehilim 140:14). Rabi Elazar se aproximou e beijou suas mãos. Ele disse-lhe: Se eu tivesse vindo a este mundo apenas para ouvir estas palavras, teria sido o suficiente. Rabi Yehudá disse: Feliz é o nosso destino e feliz é o destino de Yisrael, que se agarra ao Santo, Bendito seja Ele, como é dito: "Mas vocês que se apegaram..." (Devarim 4:4), e "Teu povo também será todo justo" (Yeshayá 60:21).
Tradução: Equipe 'A Luz da Cabala'
Fonte: Zohar Hasulam
Nenhum comentário:
Postar um comentário