ZOHAR NASSÔ - ZOHAR HASULAM
A PALAVRA FALADA
Venha e veja, durante o tempo em que as pessoas dormem e provam a morte, a alma se ergue e fica em um determinado lugar, onde é examinada sobre suas atividades diárias que estão registradas no livro. Qual é a razão para isto? Porque a alma se levanta e testemunha sobre todas as atividades da pessoa e cada palavra que saiu de seus lábios.
Quando aquela palavra que sai da boca de uma pessoa é digna, uma palavra sagrada de estudo de Torá e oração, essa palavra então se levanta e fende os firmamentos. Ela fica ali até o anoitecer, quando a alma se ergue e agarra essa palavra e a apresenta diante do Rei.
Quando a palavra é imprópria, uma das palavras do mal ou do discurso do mal, essa palavra se eleva onde quer que surja para ser registrada como um pecado daquela pessoa. Este é o significado de: "Mantenha as portas da sua boca dela que está no seu seio" (Michá 7:5), [significando da alma que dá testemunho sobre suas ações]. Portanto, está escrito: "Bem-aventurado o homem a quem Hashem não imputa a iniquidade"; [ou seja, quando a alma não apresenta testemunho contra ele, para que assim um certo pecado seja recordado]. Quando é isso? Quando "em cujo espírito não há engano" - isto é, quando ele não peca.
ZOHAR NASSÔ - ZOHAR HASULAM
ÁGUAS AMARGAS
Rabi Elazar abriu a discussão, dizendo: "E quando chegaram a Mara, não puderam beber as águas de Mara, porque eram amargas (Heb. 'marim')" (Shemot 15:23). Isso foi explicado, mas me pergunto por que as pessoas não observam e estudam a Torá. Este versículo requer observação, como está escrito aqui: "Ali Ele fez para eles um estatuto e uma ordenança, e lá os testou" (Ibid. 25).
[Ele responde]: O significado oculto é que aqui, [o milagre] ocorreu na água, já que os egípcios costumavam alegar que eles geraram os bebês de Yisrael, e de fato havia muitos homens de Yisrael que suspeitavam de suas esposas até que o Santo, Bendito seja Ele, trouxe-os para este lugar, [Mara], para testá-los. Está escrito aqui: "E quando eles vieram para Mara... E ele clamou a Hashem..."
O Santo, Bendito seja Ele, disse a Moshê: 'O que você quer? Há muitos batalhões [de promotores] que desejam denunciá-lo aqui e Eu desejo examinar as esposas de Yisrael aqui. Escreva o Santo Nome e jogue-o na água e deixe que todos [de Yisrael] sejam testados, mulheres e homens, para que não haja calúnia sobre meus filhos. Já que não foram completamente checados, não deixarei o Meu Nome habitar neles'. Imediatamente, "Hashem lhe mostrou uma árvore que, quando ele a lançou nas águas" (Ibid.). [A Árvore] se refere ao Santo Nome que o sacerdote costumava escrever para testar as esposas de Yisrael. Portanto, "ali Ele fez para eles um estatuto e uma ordenança, e ali os testou".
Você pode dizer que era apropriado que as esposas de Yisrael [fossem testadas por causa da suspeita dos egípcios], mas por que [os homens de Yisrael foram testados? Ele responde]: É porque eles também tiveram que ser testados para ver se tinham se contaminados com as esposas dos egípcios. As mulheres de Yisrael não foram contaminadas com os egípcios durante todos os anos que residiram entre eles. Tanto homens quanto mulheres saíram inocentes. Portanto, a semente de Yisrael foi declarada santa e digna. Só então o nome do Santo, Bendito seja, habitou entre eles. Portanto, certamente é através das águas que "fez para eles um estatuto e uma ordenança, e ali testou-os". Aqui também, o sacerdote testou a mulher com água e o Santo Nome.
ZOHAR NASSÔ (IDRA RABÁ) – ZOHAR HASULAM
A IMPORTÂNCIA DOS SEGREDOS
Rabi Shimon abriu a discussão dizendo: “O que anda com calúnias revela segredos, mas aquele que tem um espírito fiel esconde a palavra” (Mishlei 11:13). Este verso é difícil, mas deveria ter dito ‘homem de contos’. O que “o que anda com calúnias” significa? [Ele responde]: resfere-se a alguém que não tem uma mente tranquila e não é digno de confiança. Tudo o que ele tenha escutado vai dentro dele como uma tábua na água [que não afunda até] que seja expelida para o lado de fora, [ou seja, ele não irá descansar até revelar o que quer que tenha escutado a alguém]. Qual a razão disto? É porque seu espírito não é estável, [tranquilo]. De quem tem um espírito estável, é dito: “mas aquele que tem um espírito fiel esconde a palavra”. Um espírito fiel [significa] um espírito estável. Tudo depende do espírito. Também está escrito: “Não permitas que tua boca traga pecado à tua carne” (Kohelet 5:5).
O mundo é preservado somente através do segredo e se nas coisas mundanas, segredo é um pré-requisito, é muito mais certo que os mistérios dos mistérios do Atik Yomim (Ancião de Dias) não sejam passados mesmo aos anjos acima. Rabi Shimon disse: Aos céus, eu não digo para escutar. À terra e não digo para ouvir, já que nós mantemos os mundos. [Isto quer dizer que, Moshê e Yeshayá fizeram os céus e a terra testemunhas para punir os filhos de Yisrael se eles não mantivessem os mundos, que os céus não dariam chuvas nem a terra o cultivo. mas Rabi Shimon estava falando para os tzadikim que mantem o mundo e não necessitam de testemunhas]. Nós aprendemos dos mistérios dos mistérios. Quando Rabi Shimon começou com os segredos dos segredos, o lugar tremeu e os amigos estremeceram.
ZOHAR NASSÔ - ZOHAR HASULAM
O TEMOR, A HUMILDADE E A PIEDADE
"Fala a Aharon e a seus filhos, dizendo: 'Assim abençoareis'" (Bamidbar 6:22). Rabi Yitzchak abriu a discussão dizendo: "Mas o amor inabalável de Hashem é de eternidade a eternidade sobre aqueles que O temem, e a Sua justiça para com os filhos dos filhos" (Tehilim 103:17). Quão grande é o temor na presença do Santo, Bendito seja Ele; este temor inclui humildade e a humildade inclui piedade. Assim, quem tem temor do pecado, tem todos eles. Quem não teme os céus não tem nem humildade nem piedade (devoção sincera).
Aprendemos que quem quer que tenha deixado o domínio do temor, mas adquiriu humildade, a humildade é melhor, e ela tem todos eles, como está escrito: "A recompensa da humildade (é) o temor de Hashem" (Mishlei 22:4). Todos os que têm temor dos céus adquirem humildade, e todo aquele que tem humildade adquire piedade. Todo aquele que tem temor dos céus (Heb. 'Yirat Shamaim') adquire tudo: humildade, como está escrito: "A recompensa da humildade é o temor de Hashem"; e piedade (Chésed), como está escrito: "Mas o amor inabalável (Chésed) de Hashem é de eternidade a eternidade sobre aqueles que O temem ".
Aprendemos que todo homem que tem piedade é referido como o anjo de Hashem, Hashem Tzevaot (Eterno dos Exércitos). Isto é o que significa: "Pois os lábios do sacerdote devem manter conhecimento, e eles devem buscar a Torá em sua boca: pois ele é um mensageiro (anjo) de Hashem Tzevaot" (Malachi 2:7). Rabi Yehudá perguntou: Por que o sacerdote mereceu ser chamado de o anjo de Hashem Tzevaot? Assim como o anjo de Hashem Tzevaot é um sacerdote acima, [nos céus], assim também o sacerdote é um anjo de Hashem Tzevaot abaixo.
ZOHAR NASSÔ - ZOHAR HASULAM
BIRCAT COHANIM (A BÊNÇÃO SACERDOTAL)
Aprendemos que Rabi Yehudá disse: Quando o sacerdote abaixo se e estende suas mãos, todos as Sefirot sagradas acima são despertadas. Elas estão se preparando para serem abençoadas e iluminadas da profundidade do poço [que é Biná], que flui para elas a partir daquela profundidade que flui continuamente. As bênçãos que fluem não cessam; [elas tornam-se] fontes para todos os mundos, que são todos abençoados e regados.
Nós também aprendemos que durante esse tempo, [quando os sacerdotes levantam suas mãos], o segredo e o silêncio prevalecem em todos os mundos, [semelhante] a um rei que deseja se unir a sua rainha e se aproxima dela secretamente. Todos os seus servos despertam excitados durante esse tempo e sussurram uns para os outros: Eis que o rei vem se unir à rainha. Quem é essa rainha? Essa é a Congregação de Yisrael. Quem é a Congregação de Yisrael? Ela é uma Congregação de Yisrael; [isto é, Malchut].
Aprendemos que Rabi Yitzchak disse: “O sacerdote tem que erguer a [mão] direita sobre a esquerda, como está escrito:“ E Aharon levantou suas mãos (Heb. 'yadav') para o povo e abençoou-o ”(Vayikrá 9:22). 'Yadav' é soletrado sem Yud, a marca do plural. Isso é devido à preferência da [mão] direita sobre a esquerda. Rabi Elazar disse: Isso é um segredo, já que está escrito: "E ele dominará sobre você" (Bereshit 3:16). [O macho, que é direito, dominará sobre a fêmea, que é a esquerda].
Aprendemos que um sacerdote que deseja levantar as palmas [de suas mãos], a santidade deve ser adicionada à sua santidade, isto é, ele deve santificar as mãos por uma mão santa. Qual é a mão santa? É o levita do qual o sacerdote precisa aceitar a santidade da água de suas mãos, como está escrito que você deve santificar os levitas. Está escrito dos levitas: "E também os teus irmãos da tribo de Levi, [a tribo do teu pai]..." (Bamidbar 18:2), [assim, eles estão] incluídos na tribo de teu pai. A partir daqui entendemos que todo sacerdote que levanta as palmas das mãos precisa ser santificado por alguém que já é santificado, a fim de adicionar santidade à sua santidade. Portanto, ele não deve receber a santidade da água de outra pessoa que não é santa.
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OS DOZE PRÍNCIPES
"E Hashem disse a Moshê... 'Cada príncipe em seu dia'" (Bamidbar 7:11). [Ele pergunta]: Qual é o significado de "em seu dia"? Rabi Yehudá disse: Estes são os dias acima que foram preparados para serem abençoados, que são os doze limites, [sendo Chésed, Guevurá, Tiféret e Malchut, cada um contendo três colunas, que é o segredo das doze fronteiras] que estão divididas. Cada um é construído e inaugurado com benção através destes [príncipes] abaixo, [já que cada príncipe estabeleceu um dia]. Aprendemos que todos são abençoados pelo altar acima, [que é Biná], e até mesmo o [Mundo] Inferior e até as nações do mundo são abençoados.
Nós aprendemos que Rabi Shimon disse: Se estes doze príncipes não trouxessem suas oferendas, o mundo não poderia ter prevalecido diante dos doze príncipes de Yishmael, como está escrito: "Doze príncipes segundo as suas nações" (Bereshit 25:16) . Quando aqueles [doze príncipes] de Yisrael trouxeram suas oferendas, o domínio foi tirado de todos eles. Portanto, está escrito: "Cada príncipe em seu dia".
Tudo o que foi trazido como oferenda foi oferecido de forma semelhante ao anterior, para que tudo fosse abençoado. "Os carneiros sessenta, os bodes sessenta" (Bamidbar 7:88) se assemelha ao verso: "Sessenta homens valentes estão ao redor dela" (Shir Hashirim 3:7). [Este é o segredo de Chésed, Guevurá, Tiféret, Nêtzach, Hod e Yesod de Zeir Anpin] do lado de Guevurá. [Cada uma compreendendo dez, assim são sessenta]. "Uma colher de dez shekalim de ouro..." (Bamidbar 7:14) [correspondendo a Malchut], como já aprendemos. Bendito é a porção dos justos que o Santo, Bendito seja Ele, derrama bênçãos sobre eles e ouve suas orações. Sobre eles, está escrito: "Ele atende a oração do necessitado, e não despreza a sua oração..." (Tehilim 102:18).
Tradução: Equipe 'A Luz da Cabala'
Fonte: Zohar Hasulam
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