ZOHAR BEHAALOTECHÁ – ZOHAR HASULAM
A TORÁ DA VERDADE
Rabi Elazar, Rabi Yosi e Rabi Yitzchak seguiam seu caminho. Eles alcançaram as montanhas da escuridão enquanto viajavam. Rabi Elazar levantou os olhos e viu aquelas montanhas altas, e elas eram escuras, impressionantes e assustadoras. Rabi Elazar disse aos amigos: Se meu pai estivesse aqui, eu não ficaria com medo. No entanto, já que somos três e estamos falando de Torá entre nós, nenhum julgamento prevalecerá aqui.
Rabi Elazar abriu a discussão com o verso: "e a arca descansou no sétimo mês... nas montanhas de Ararat..." (Bereshit 8:4). Quão amadas são as palavras da Torá em que cada palavra tem segredos elevados e toda a Torá é considerada elevada. Aprendemos [na Beraita] das treze qualidades da Torá. O que quer que seja parte do todo, ainda assim é uma exceção, é assim para ensinar uma regra geral, não ensina meramente sobre si mesma. Como a Torá é a mais alta generalidade, embora uma simples história seja uma exceção à regra, sua função certamente não é meramente contar-nos apenas essa história, mas sim demonstrar os assuntos mais elevados e os maiores segredos. Não é considerado uma exceção para ensinar sobre si mesma, mas sim para demonstrar uma regra geral, uma vez que a história da Torá ou aquela ocorrência, embora esteja fora da Torá, não veio para mostrar isso apenas, mas sim veio demonstrar a lei geral de toda a Torá.
Por exemplo, está escrito: "e a arca descansou no sétimo mês, no décimo sétimo dia do mês, sobre as montanhas de Ararat". Muito provavelmente, esse versículo bíblico é uma exceção à generalidade da Torá e veio a relatar uma simples história. [Ele pergunta]: O que nos importa se pousou nesta montanha ou naquela montanha? Tinha que descansar em algum lugar. [Ele responde]: É apenas para instruir-nos sobre o geral já que um todo dele foi especificado, [uma vez que ela alude a um tempo de julgamento, como mencionamos antes]. Louvados são Yisrael que a mais alta Torá foi concedida a eles, uma Torá da verdade. Quem quer que diga que esta história da Torá é mencionada simplesmente para relacionar apenas aquela história, possa ele dar seu último suspiro, porque se assim for ela não é a Torá superior, a Torá da verdade. Mas certamente, a sagrada Torá, a mais alta, é uma Torá da verdade.
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A VESTIMENTA DA TORÁ
Rabi Shimon diz: Ai do homem que diz que a Torá veio a relatar histórias, simples e claramente, e contos simplórios [sobre Essav e Lavan e semelhantes]. Se fosse assim, mesmo hoje em dia poderíamos produzir uma Torá a partir de assuntos simplistas, e talvez até melhores que aqueles. [Se a Torá veio] para exemplificar os assuntos mundanos, até mesmo os governantes do mundo têm entre eles coisas superiores. Se assim for, vamos segui-los e produzir através deles uma Torá da mesma maneira. É preciso todos os itens da Torá sejam de natureza superior e sejam segredos superiores.
Venha e veja: o mundo acima e o mundo abaixo são medidos com uma escala. Yisrael abaixo [corresponde] aos elevados anjos acima. Está escrito sobre os anjos elevados: "Quem faz dos ventos os seus mensageiros" (Tehilim 104:4). Quando eles descem, eles vestem as vestes deste mundo. Se eles não tivessem adquirido a vestimenta para este mundo, eles não seriam capazes de existir neste mundo, e o mundo não seria capaz de suportá-los. E se é assim para os anjos, quanto mais é para a Torá que criou esses [mensageiros] e todos os mundos, que existem devido a ela. Uma vez que chegou a este mundo, se ela não tivesse vestido todas essas vestimentas deste mundo, que são as histórias e os contos simplistas, o mundo não teria sido capaz de tolerá-la.
Portanto, esta história da Torá (sua parte literal) é o manto da Torá. Aquele que pensa que este manto é a essência real da Torá e que nada mais está lá, deixe-o respirar o seu último suspiro, e deixe-o não ter parte no Mundo Vindouro. Portanto, David disse: "abre meus olhos, para que eu possa contemplar coisas maravilhosas que saem de Tua Torá" (Tehilim 119:18); [isto é, olhar] o que está sob essa vestimenta da Torá.
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A ALMA DA TORÁ
Venha e veja: Há uma vestimenta que é visível para todos. Os tolos, quando vêem uma pessoa vestida lindamente, que parece distinguir-se por sua roupa, não observam mais nada. [Eles julgam de acordo com o seu vestuário distinto] e consideram o vestido como o corpo [do homem], e o corpo [da pessoa como] sua alma.
Semelhante a isto é a Torá. Ela tem em um corpo, que é composto dos mandamentos da Torá que são chamados de "corpo da Torá". Este corpo está vestido com roupas, que são histórias deste mundo. Os ignorantes olham apenas para esse vestido, que é a história na Torá, e não estão cientes de mais nada. Eles não olham para o que está por baixo desse vestido. Aqueles que sabem mais não olham no vestido, mas sim para o corpo sob esse vestido. Os sábios, os servos do Rei Mais Elevado, aqueles que estavam no Monte Sinai, olham apenas para a alma [da Torá], que é a essência de tudo, a verdadeira Torá. No tempo por vir, eles vão olhar para a alma, a alma da Torá.
Venha e veja: também é assim acima. Existe uma vestimenta, um corpo, uma alma e uma alma da alma. Os céus e suas legiões são a vestimenta, e a Congregação de Yisrael, [que é Malchut], é o corpo que recebe a alma, que é o esplendor de Yisrael, [que é Zeir Anpin]. Portanto, [Malchut] é um corpo para a alma, [já que Zeir Anpin é adornado com ela, como uma alma em um corpo]. A alma que mencionamos, que é o esplendor de Yisrael, é a verdadeira Torá, [que é a alma da Torá, na qual os sábios olham]. É a alma da alma que é Atika Kadisha, [em quem eles vão olhar no futuro, como mencionado]. Tudo está interligado. Atika Kadisha está vestido com Zeir Anpin, Zeir Anpin está vestido com Malchut, e Malchut está vestido com os mundos Briá, Yetzirá, Asiyá e todas as suas legiões.
Ai dos ímpios que dizem que a Torá é apenas uma história e nada mais, pois eles olham para a vestimenta e nada mais. Louvados são os justos, que olham corretamente para a Torá. O vinho dura apenas se estiver em um jarro. Da mesma forma, a Torá não perdura, exceto neste manto, (ou seja, a Torá não perdura sem o literal). Portanto, não há necessidade de olhar, exceto no que está abaixo do manto. É por isso que todos esses assuntos e todas essas histórias são vestimentas.
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O LIVRO DO ZOHAR E A ARCA DE NOACH
"Mas os sábios entenderão" (Daniel 12:10) Estes são os estudiosos da Cabalá. É dito a respeito deles: "e os que são sábios brilharão como o esplendor dos firmamentos" (Ibid. 3). Isto se refere àqueles que colocam seus esforços no esplendor chamado 'Sefer HaZohar' (o Livro do Zohar), que é como a arca de Noach (Noé), ao qual estão reunidos dois de uma cidade, sete de um reino e, ocasionalmente, um de uma cidade e dois de uma família, [através dos quais vem a verdade]; "Todo menino que nascer você deve lançar no rio" (Shemot 1:22) O segredo da Torá é chamado "filho"; "que nascer" significa compreendido; "o Rio," é a luz da Torá. ["Jogue-o (Heb. 'tashlichuhu')" é como 'ensine-o (Heb. 'taskiluhu')' todo segredo individual que nasce para você, ensine-o a luz da Torá e sua alma. Ensine a ser [receptivo à luz da Torá e à sua alma]. Esta é a luz deste livro [do Zohar], e tudo é devido a você.
Quem causou tudo isso? O corvo, já que nesse momento você será como uma pomba. Isso faz alusão ao corvo e à pomba que Noach enviou da arca depois de compararmos o Zohar à arca de Noé. Houve outro mensageiro chamado em seu lugar, como o corvo que foi originalmente enviado [da Arca], mas não retornou de sua missão e empenhou-se em abominações proibidas, sobre as quais se diz que os ignorantes são abomináveis. [E ele gastou seus esforços nelas], por causa de seu dinheiro, e não se esforçou em sua missão para fazer com que os justos se arrependessem. É como se ele não tivesse cumprido a missão do seu Mestre. [Rabi Moshê Kordovero, de abençoada memória, escreveu que isto refere-se a Jeroboão, o filho de Nevate, que era digno de ser o redentor de Israel. Ele vacilou com os bezerros de ouro, pecou e fez com que muitos outros pecassem. Ele é comparado ao corvo que traiu sua missão].
O segredo da pomba que entrou nas profundezas do mar se realizará em você e, da mesma forma, você entrará nos profundos abismos da Torá. Isto é o que está escrito pelo profeta Yoná [Jonas]: "pois me lançaste ao abismo, ao coração dos mares" (Yoná 2:4), [que é o mar] da Torá. [Então] haverá Chochmá, Chésed e Nêtzach à direita. Destas [Sefirot], Davi disse: "a mão direita de Hashem faz valentias. A mão direita de Hashem é exaltada. A mão direita de Hashem faz valentias" (Tehilim 118:15-16). Os três [níveis] da esquerda se conectam juntos, que são Biná, Guevurá e Hod e os três níveis no centro, que são Kéter, Tiféret e Yesod, estão anexados à direita e à esquerda, [já que a coluna central está encaixada à direita e à esquerda]. Desta forma, as dez Sefirot são aperfeiçoadas, incluindo as três primeiras Sefirot.
Tradução: Equipe 'A Luz da Cabala'
Fonte: Zohar Hasulam
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