ZOHAR EMOR - ZOHAR HASULAM
DIAS INFERIORES E SUPERIORES

Venha e veja, nós aprendemos que um jejum é bom para evitar [que] um sonho [ruim se concretize, assim] como fogo [é bom] para consumir o linho, isto é, para se livrar dele. O jejum é valioso apenas no mesmo dia [em que ocorre o sonho] e não em qualquer outro dia. A razão é que todo dia abaixo (no mundo inferior) tem outro dia superior (nos mundos superiores) dominando. Aprendemos que quando se está jejuando para evitar um sonho, o decreto é anulado antes que o dia termine. Se ele adia para outro dia, então está sob a jurisdição de outro dia, e nenhum dia se mistura com o dia do vizinho. Da mesma forma, há um dia superior acima designado sobre todos os dias, e deve-se ter cuidado para não danificar qualquer dia, para que ele não permaneça defeituoso em relação aos outros dias.

Aprendemos que uma ação abaixo desperta uma ação acima. Se um homem realiza uma ação digna abaixo, a força acima também desperta. Se um homem faz gentileza no mundo, a gentileza desperta acima e habita naquele dia, que é coroado com ele por causa dele. Se um homem age misericordiosamente abaixo, ele desperta misericórdia naquele dia, que é coroado de misericórdia por ele. Esse dia, então, fica para protegê-lo em seu tempo de necessidade.

O mesmo se aplica para o caso oposto. Se um homem age com crueldade, ele desperta o mesmo naquele dia e torna [aquele dia] defeituoso. Então [esse dia] está sobre ele para ser cruel com ele e destruí-lo. A medida com que o homem mede será a medida para ele.

Aprendemos que a crueldade foi omitida de Yisrael [mais] do que o resto das nações, e nenhum ato [de crueldade] aparecerá entre eles, pois muitos olham para o homem [para denunciá-lo] por essa ação. Feliz é aquele que exibe um ato digno abaixo, porque o despertar de algo [correspondente acima] depende inteiramente desse ato.




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A NOITE DE SHAVUOT

Aprendemos que alguém deveria estudar nesta noite [de Shavuot] a Torá Oral, [que é Malchut] para que [Malchut e Yisrael, seus filhos] sejam purificados juntos pelo fluxo do rio profundo, [ou seja, de Biná]. Depois disso, durante o dia [de Shavuot] a Torá Escrita, [que é Zeir Anpin], virá e se juntará a ela, [Malchut], para que eles estejam juntos, unidos como um acima. Uma proclamação ressoa a respeito dele, dizendo: "Quanto a Mim, esta é a Minha aliança com eles, diz Hashem; o Meu espírito que está sobre você, e as Minhas palavras que coloquei na sua boca ..." (Yeshayá 59:21) .

Portanto, os piedosos nos tempos antigos não dormiam naquela noite, mas estavam estudando a Torá, dizendo: Vamos receber esta herança sagrada para nós e nossos filhos em ambos os mundos. Naquela noite, a Congregação de Yisrael é um adorno sobre eles, e ela se une ao Rei. Ambos decoram as cabeças daqueles que merecem isso.

Rabi Shimon disse o seguinte quando os amigos se reuniram com ele naquela noite: Vamos preparar as jóias da noiva, [vamos atrair os Mochin sobre Malchut], para que amanhã ela seja adornada, [isto é, com Mochin], e devidamente preparada para o Rei. Feliz é a porção dos amigos, quando o Rei perguntará à Rainha quem preparou suas jóias, iluminou suas coroas e vestiu seus adornos. Ninguém no mundo sabe como fixar os adornos da noiva a não ser os amigos. Feliz é a sua porção neste mundo e no Mundo Vindouro.




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OS CONVIDADOS DE SUCOT

Venha e veja, quando o homem senta nesta habitação, [na Sucá], que é a sombra da Fé, a Shechiná abre suas asas sobre ele de cima e Avraham, [que é Chésed] e cinco outros justos, [o segredo de Guevurá, Tiféret, Nêtzach, Hod, Yesod e Malchut] fixam sua morada com ele. Este é o significado de: "Você deve habitar em cabanas (Heb. Sucot) sete dias" (Vayikrá 23:42). Está escrito, "sete dias", [que alude a Chésed, Guevurá,Tiféret, Nêtzach, Hod, Yesod e Malchut], em vez de, "em sete dias". Da mesma forma está escrito, "por seis dias Hashem fez o céu e a terra" (Shemot 31:17), [em vez de "em seis dias". Eles também indicam os seis dias superiores, Chésed, Guevurá, Tiféret, Nêtzach, Hod, Yesod e Malchut, que fizeram céus e terra], A pessoa deve se alegrar todos os dias com um semblante alegre para com esses convidados, [Chésed, Guevurá, Tiféret, Nêtzach, Hod e Yesod] que moram com ele.

Rabi Aba disse: Está escrito: "Vocês devem habitar em cabanas (Heb. Sucot) sete dias" e então "habitarão em cabanas" (Vayikrá 23:42). Primeiro, diz: "Você deve habitar" e, em seguida, eles "habitarão". [Ele responde], O primeiro é para os convidados, [Chésed, Guevurá, Tiféret, Nêtzach, Hod, Yesod e Malchut, e portanto texto fala na segunda pessoa]. O segundo é para as pessoas em geral, [por essa razão o texto diz na terceira pessoa "habitarão"]. O primeiro é para os convidados. O Rav Hamnuna Saba, por exemplo, quando entrava na sucá, costumava ficar feliz no limiar interior da sucá e dizia: Vamos convidar os hóspedes. Ele arrumava a mesa, levantava-se e abençoava: "para habitar na sucá", então dizia: "Você deve habitar em cabanas por sete dias." Sentem-se, grandes convidados, sentem-se. Sentem-se, convidados da Fé, sentem-se. Ele alegremente levantava as mãos e dizia: 'Feliz é o nosso destino, feliz a porção de Yisrael, como está escrito,' porque a porção de Hashem é o Seu povo '(Devarim 32:9). Então ele se sentava.

A segunda [menção no verso "habitarão" na terceira pessoa] é para o povo em geral, pois quem quer que tenha participação na nação e na terra santa; ele habita no segredo da Fé para receber convidados (Avraham, Yitzchak, Yaakov, Moshê, Aharon, Yosef e David) e se alegrar neste mundo e no Mundo Vindouro. Cabe a nós alegrar os pobres. A razão é que a porção dos convidados que ele convidou [para sua refeição) pertence aos pobres. Aquele que está sentado à sombra da Fé e convida esses convidados elevados, os convidados da Fé, mas não lhes dá, [ou seja, aos pobres], sua parte da refeição, todos os convidados se afastam dele e dizem: "Não coma o pão daquele que tem um mau olhado ... "(Mishlei 23:6). Assim a mesa que ele põe é sua, [é de quem tem um olho mau], e não do Santo, Bendito seja Ele. Dele está escrito: "e esfregarei esterco sobre os vossos rostos, até mesmo o excremento das tuas festas" (Malachi 2:3). Ai daquele homem quando aqueles convidados da Fé se afastam de sua mesa.




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CONVERSAS VÃS NO SHABAT

Rabi Yosi e Rabi Yitzchak estavam andando pelo caminho. Rabi Yosi disse a RabiYitzchak, Está escrito, "e chama o Shabat de deleite, o santo dia de Hashem honroso" (Yeshayá 58:13). "e deve honrá-lo, não seguindo os seus próprios caminhos" (Ibid.) é bom, mas o que "nem perseguindo o seu próprio negócio, nem falando de assuntos vãos" (Ibid.) significa? E que deficiência há para o Shabat [se alguém está envolvido em falar de coisas vãs]?

Disse-lhe ele: Certamente lhe falta é provocada [para o Shabat], porque não há uma palavra saindo da boca do homem que seja silenciosa. O som sobe e desperta outra palavra. É aquilo que é chamado de não-santidade, [pois o que não é santo é não-santo], e pertence aos dias de trabalho não santos. Quando a não-santidade é despertada no dia sagrado, certamente causa deficiência. E o Santo, Bendito seja Ele, e a Congregação de Yisrael perguntam sobre ele, quem é que deseja interromper nossa união? Quem é aquele que precisa do não-santo? Atika Kadisha não aparece nem se detém no não-santo.

Por essa razão, a contemplação é permissível. A razão é que a contemplação não ativa nada; nenhum som é formado a partir dele e não se eleva. Mas depois de pronunciar palavras em sua boca, o discurso se transforma em som. Ela fende o ar e os firmamentos e sobe para despertar outro discurso [de não-santidade]. Por isso está escrito: "nem perseguindo o seu próprio negócio, nem falando de assuntos vãos", [mas não contemplação]. Se alguém despertar um discurso sagrado de sua boca, um som é formado a partir das palavras da Torá, e se ergue e desperta os santos do Rei celestial, [ou seja, as Sefirot]. Elas se tornam coroas em sua cabeça e alegria, em seguida, abunda acima e abaixo.




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AQUELE QUE JEJUA NO SHABAT

Ele disse-lhe: Certamente é assim e eu ouvi isto. Mas, [ele pergunta], quem jejua no Shabat cria uma falta no Shabat ou não? Se você disser que não, ainda assim as refeições da Fé foram anuladas e sua punição é grande, já que a alegria do Shabat falha nele.

Ele disse-lhe, eu ouvi isso. Atenção é dada a isto acima de [mais do que] a todas as pessoas do mundo, porque esse dia fornece alegria acima e abaixo. É alegria acima de qualquer outra alegria, alegria que contém toda a fé nela. Até o mal no Guehinom descansa nesse dia. No entanto, esse homem não tem alegria nem descanso, ele está em desacordo com os seres superiores e inferiores. Todos perguntam sobre ele, o que acontece a quem permanece na tristeza.

Quando Atika Kadisha aparece nesse dia, [no Shabat], ainda que o homem permaneça na tristeza, sua oração se eleva e permanece diante dEle. Então todos os veredictos a que ele foi condenado são divididos. Mesmo se o tribunal do rei concordar com ele, contra ele tudo está rasgado, pois quando Atika Kadisha é revelado, todo tipo de liberdade e alegria permanece, porque ele está revelado na festa da alegria do Rei, [Zeir Anpin].

Por isso, aprendemos que seu veredicto de setenta anos (de vida) está arruinado. Quais são os setenta anos? [Ele responde que], embora todos as setenta Sefirot do Rei, [que são Chésed, Guevurá, Tiféret, Nêtzach, Hod, Yesod e Malchut, onde cada uma contem 10 sefirot], em que Ele foi visto, concordaram com isso, tudo está rasgado. Pois Atika Kadisha leva aquele homem, [isto é, o protege]. Isto se refere ao caso de despertá-lo através de um sonho na noite do Shabat, [isto é, se ele se angustia com o jejum por conta de um mau sonho, mas não por um tipo diferente de jejum].




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TUDO É BOM

Rabi Shimon estava andando pelo caminho junto com Rabi Elazar, Rabi Aba, Rabi Chiya, Rabi Yosi e Rabi Yehudá. Eles chegaram a um canal cheio de água. Rabi Yosi andou pela água completamente vestido. Ele disse: Os sulcos e canais de água feitos, [os quais as pessoas fazem em seus campos para a água fluir], Eu gostaria que eles não existissem. Rabi Shimon disse-lhe: Você está proibido [de dizer isso]. Ele serve as pessoas, e não se deve tratar com desprezo o que quer que sirva ao Santo, Bendito seja Ele, [mesmo que seja algo prejudicial]. Ainda mais se as ações são verdadeiras, como aqueles canais nos campos que existem de acordo com as leis da providência celestial; [ou seja, esta ação tem uma raiz acima].

Ele abriu e disse: "E Elokim viu tudo o que Ele tinha feito, e eis que era muito bom" (Bereshit 1:31). "E Elokim viu tudo o que Ele tinha feito", [foi dito] em geral, [incluindo] cobras, escorpiões e mosquitos. Mesmo aqueles que parecem prejudicar o mundo, está escrito sobre todos eles, "e eis que era muito bom". Todos eles servem o mundo e guiam o mundo embora as pessoas não saibam.

Enquanto caminhavam, viram uma cobra se movendo diante deles. Rabi Shimon disse: Ela certamente vai realizar um milagre para nós. A cobra moveu-se rapidamente diante deles e se emaranhou com uma víbora no meio da estrada. Elas lutaram entre si e morreram. Quando chegaram até elas, viram as duas deitadas na estrada. Rabi Shimon disse: "Bendito é o Misericordioso que nos fez um milagre". Pois quem quer que olhe, [a víbora], quando ela está viva, ou ela olha para um homem, ele não pode ser salvo dela, e ainda mais se ele se aproximar dela. Ele recitou sobre ela: "Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda" (Tehilim 91:10). O Santo, Bendito seja Ele, faz uso de tudo para as suas incumbências, e não devemos tratar levianamente qualquer coisa que Ele tenha criado. Por isso, está escrito: "Hashem é bom para todos, e Suas ternas misericórdias estão sobre todas as Suas obras. Todas as Suas obras Louvarão a Ti, Hashem" (Tehilim 145:9-10).

Tradução: Equipe 'A Luz da Cabala'
Fonte: Zohar Hasulam

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